rugas

Descubra as principais causas das rugas

As rugas são um dos principais sinais do envelhecimento da pele. Elas ocorrem devido à perda de substâncias como o colágeno, elastina e ácido hialurônico. É um processo natural que surge gradativamente com o passar dos anos.

Entretanto, alguns fatores podem acelerar o processo de envelhecimento da pele, aumentando a possibilidade de surgir rugas antes do esperado. Sendo assim, compromete não apenas a estética, mas também a saúde da pele.

Você sabe quais as causas das rugas? É natural ficar em dúvidas sobre o assunto e entender melhor o que estimula o surgimento das rugas é essencial para se prevenir. Pensando nisso, confira neste post quais os principais fatores que causam as rugas!

Afinal, o que são as rugas?

As rugas são os sinais do envelhecimento da cútis causado pela perda de elementos que dão elasticidade, sustentação a pele e aumento da atividade dos músculos. Sendo assim, as rugas surgem gradualmente devido ao processo de envelhecimento natural.

É possível classificar as rugas, o que facilita a definir o melhor tratamento para suavizar os sinais e deixar a pele saudável e com aspecto jovem. Os principais tipos de rugas são:

  • rugas finas: causadas pela perda de colágeno e fatores externos, pode aparecer em pessoas a partir dos 25 anos;
  • rugas profundas: formadas pela relação entre o envelhecimento natural e os fatores externos, podem aparecer a partir dos 45 anos;
  • rugas gravitacionais: geradas pela diminuição da produção do colágeno e elastina e se desenvolvem em pessoas a partir dos 60 anos.

Quais os principais fatores que causam rugas?

As causas das ruas estão relacionadas com a perda de colágeno e a diminuição do ácido hialurônico, que provoca a redução da produção de elastina. Apesar de ser um processo natural, alguns fatores externos e comportamentais atenuam o surgimento das rugas.

Veja o que pode provocar o surgimento das rugas!

Exposição excessiva ao sol

Os raios UVA e UVB são prejudiciais à pele, pois ajudam a formar radicais livres, que causam o envelhecimento precoce. Dessa forma, a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção é um dos grandes causadores de rugas.

Pouca hidratação

A falta de uma hidratação adequada causa a flacidez da pele e forma uma aparência opaca, deixando-a mais sensível. Também é um fator que contribui para o surgimento das rugas ao longo do tempo.

Estresse

A saúde mental é fundamental para o organismo, influenciando em diversos aspectos do corpo. Pessoas que passam por muitas situações de ansiedade e estresse tendem a ser mais expressivas, contribuindo para o aparecimento das rugas. Por esse motivo, é fundamental dormir bem e cuidar da saúde da mente.

Ter uma alimentação desequilibrada

Outro fator que contribui para o desenvolvimento das rugas são os hábitos alimentares ruins. Não se alimentar de forma saudável, com os antioxidantes e nutriente certos deixa a pele mais suscetível a flacidez e surgimento de linhas de expressão. Além disso, consumo diário de água é indispensável para a pele.

Como você percebeu, as rugas são um processo de envelhecimento natural, embora diversos fatores externos contribuam para acelerar esse processo. Portanto, o ideal é consultar o dermatologista e ter orientações seguras e um tratamento adequado, mantendo sempre com aspecto jovem e saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp