Rugas

Rugas: dicas para prevenção e opções de tratamento

Não há como parar. Nós envelhecemos um pouquinho a cada dia, mas a forma como esse processo ocorre depende de diversos fatores. Por exemplo, com os cuidados adequados e um estilo de vida saudável, é possível retardar o surgimento de rugas e linhas de expressões.

Para entender como agir a fim de prevenir o envelhecimento da pele e conhecer tratamentos mais indicados, leia este texto com as principais informações que você precisa saber. Confira.

Processo de envelhecimento da pele

Por volta dos 30 anos, o corpo passa a produzir menos colágeno, a renovação celular já não ocorre na mesma velocidade, a produção hormonal fica afetada e perde-se tecido fibroso. Tudo isso culmina no processo conhecido como envelhecimento. O resultado é uma pele mais flácida, menos hidratada e o surgimento das primeiras linhas de expressões.

A forma como se conduz a vida também tem um papel muito importante em meio a essas mudanças. A exposição ao sol sem proteção, consumo de alimentos hiperprocessados, uso em excesso de álcool, tabagismo, assim como a poluição dos grandes centros contribuem para o envelhecimento precoce.

A medicina divide o processo de envelhecimento notado na pele em três fases:

  • linhas de expressão e perda de luminosidade;
  • rugas profundas e início da perda de firmeza;
  • perda de densidade e do contorno facial.

Quanto antes houver ação, melhor serão os resultados para reduzir o ritmo do processo.

Como prevenir rugas

Não há como evitar o envelhecimento, mas existem diversas formas de atrasar o surgimento das rugas e de reduzir o impacto delas.

O principal ponto é criar uma rotina diária de cuidados com a pele. Sempre nos preocupamos com a saúde de uma forma geral, por isso, é importante lembrar que a pele é o maior órgão do corpo e merece dedicação especial.

Primeiramente, deve-se entender o tipo da própria pele e, depois disso, cuidar da higienização, hidratação e tonificação. Essas ações removem as células mortas, repõem a água perdida e complementam a limpeza, removendo a oleosidade em excesso.

A fotoproteção também é um ponto muito importante. Muitas pessoas esquecem que o filtro solar deve ser aplicado pela manhã e reaplicado ao longo do dia, para que se mantenha a eficácia da proteção. Atualmente existem diversos produtos para a área do rosto, com diferentes texturas e acabamentos, por isso, não há justificativa para não usar.

Opções de tratamento mais comuns

Há diversos tratamentos dermatológicos para melhorar o aspecto da pele com rugas. Os dermocosméticos anti-idade são muito conhecidos para essas situações. Eles funcionam estimulando a produção de colágeno e elastina, melhorando as funções da pele.
Os tratamentos com antioxidantes também são famosos, pois eles ajudam a combater o envelhecimento, neutralizando os radicais livres.  A vitamina C e o ácido L-ascórbico são os mais conhecidos.

Além disso, procedimentos realizados em consultório, para reduzir as rugas também podem ser combinados com o uso dos dermocosméticos. Os mais eficazes são o peeling químico, toxina botulínica, laser e preenchimento com ácido hialurônico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe