Se você já teve espinhas, sabe como é frustrante para encontrar uma solução! Muitas pessoas se perguntam por que sofrem de acne… e talvez este seja o seu caso.
Há um número esmagador de produtos para acne disponíveis (todos com a mesma promessa de uma pele ótima) e, no entanto, quanto mais você tenta usar, mais as espinhas ficam vermelhas e doloridas?
Para realmente banir as imperfeições, você deve distinguir a diferença entre contos da carochinha e verdades comprovadas! Neste artigo, conheça 11 mitos e verdades sobre acne.
Mito 1: adultos não têm acne
Fato é que numerosas pesquisas mostram que um número significativo de adultos com idades entre 30, 40 e até 50 anos tem acne. A acne pode afetar significativamente a maneira como as pessoas realmente se sentem sobre si mesmas, o que pode levar à baixa autoestima.
Mito 2: você não pode usar maquiagem quando tem acne
Existem maquiagens que podem piorar a acne. Trata-se principalmente de maquiagens líquidas e espessas, que obstruem os poros. Mas uma maquiagem em pó mais leve e suave, como os minerais em pó, não são tão irritantes para espinhas!
Mito 3: acne é apenas um problema cosmético
Os fatos: a acne pode ter consequências duradouras para a maneira como você se sente. Se não for tratada, pode deixar cicatrizes permanentes e desagradáveis.
Mito 4: limpar a pele ajuda a se livrar da acne
A acne facial não é causada por sujeira. A má crença é que os poros estão bloqueados de cima para baixo devido à sujeira. Na realidade, os poros estão bloqueados por dentro.
Em vez de prevenir a acne, lavar muito pode irritar os poros, entupi-los e ressecar a pele. A pele seca irá ativar as glândulas sebáceas, que irão criar sebo e bloquear os poros. A melhor coisa a fazer é não lavar o rosto mais de duas vezes ao dia.
Mito 5: espremer espinhas facilita seu desaparecimento
Na verdade: não toque nelas! Mesmo se você sentir vontade, não toque. Perfurar seus machucados não facilita o seu desaparecimento, pelo contrário.
Mito 6: o sol ajuda a reduzir a acne
Os fatos: é absolutamente verdade que 10-20 minutos de luz solar por dia podem ajudar as pessoas com acne, especialmente acne em outras partes do corpo que não o rosto.
No entanto, a exposição excessiva ao sol pode causar danos à pele. Assim como limpar demais, o sol vai ressecá-la, acumular óleo em excesso e bloquear os poros.
Mito 7: Protetor solar torna a acne pior
Tudo o que você precisa fazer é escolher o protetor solar certo. Muitas vezes ricos em substâncias gordurosas e ingredientes ativos bloqueadores, os filtros solares convencionais não são adequados para este tipo de problema de pele. Use um protetor solar com uma composição certificada livre de gordura.
Mito 8: não há cura para a acne
Existem diferentes tipos de tratamentos que podem ajudar a prevenir, controlar e até mesmo curar sua acne. O que isto significa é que, caso tenha acne, terá de seguir uma rotina de tratamento.
Isso ajudará você a manter uma pele bonita, mesmo depois que a acne tiver diminuído visivelmente.
A maioria das pessoas tem problemas de acne durante a vida. Lembre-se: você não está sozinho. A acne não precisa ser algo que afeta a maneira como você vive sua vida. Você deve sempre acreditar que será tratado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.