Se você está procurando por soluções para minimizar sinais do rosto, você pode optar por algumas tecnologias disponíveis, tais como o lifting facial, além de outros tratamentos para linhas de expressão.
Os músculos faciais são frequentemente chamados a expressar emoções, como alegria, tristeza, raiva, dúvida e descrença. Com o tempo, essas expressões constantemente repetidas causam a contração dos músculos faciais, mesmo quando estão em repouso.

Nesse sentido, o lifting e os tratamentos para linhas de expressão se tornam métodos muito procurados, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Conheça cada um desses tratamentos, neste artigo.

Tipos de linhas de expressão

As linhas de expressão podem dar uma bela maturidade ao seu rosto. No entanto, é possível reduzir a aparência com algumas ações para evitar que o rosto pareça velho e cansado. Os tratamentos clínicos oferecidos atualmente possibilitam resultados naturais, que respeitam a morfologia de cada pessoa.

As linhas de expressão surgem nas partes mais expressivas do rosto, isto é, ao redor dos olhos (pés de galinha), entre as sobrancelhas (carriça do leão), na testa ou ao redor do boca.

Veja mais sobre os diferentes tipos de linhas de expressão.

Rugas periorais

As rugas periorais correspondem às dobras encontradas ao redor da boca. Elas geralmente estão presentes em fumantes, ou em pessoas que herdaram essa característica.

Rugas de preocupação (rugas glabelares)

As “rugas de preocupação” aparecem em indivíduos que tendem a franzir o cenho para pensar, ou quando estão nervosos, por isso, este tipo de marca de expressão ganha esse nome. Elas correspondem a uma ou mais linhas verticais, localizadas entre as sobrancelhas.

Rugas da testa

As rugas da testa são formadas, devido às expressões da região, como espanto (levantamos as sobrancelhas) ou reflexos (contraímos os músculos da testa).

Tratamentos para linhas de expressão

Existem muitas soluções para o tratamento de linhas de expressão. Veja alguns métodos, a seguir.

Injeção de neuromoduladores

A injeção de neuromoduladores reduz as contrações musculares, enfraquecendo os músculos responsáveis ​​pelas linhas de expressão. A face é rejuvenescida e descansada. O produto aplicado mais conhecido é o Botox (toxina botulínica).

Tratamentos a laser

Alguns tratamentos a laser melhoram a produção de colágeno e tornam a pele do rosto mais tonificada. Os efeitos são rápidos e não requerem cirurgia ou injeção. Esta é uma solução interessante para aqueles que não desejam ser operados e que procuram métodos alternativos inovadores.

Tratamento com lifting facial

O lifting facial é uma cirurgia plástica, que tem como objetivo o rejuvenescimento do rosto. No procedimento, o cirurgião faz uma incisão na frente da orelha, estendendo-se para dentro do cabelo ou da linha do cabelo, bem como atrás da orelha.

O procedimento pode levar de 2 a 5 horas. O paciente pode ir para casa no mesmo dia após a cirurgia, normalmente.

O cirurgião tira a pele dos músculos faciais mais profundos, puxa a pele suavemente para cima e para trás. O excesso de pele é removido. Os tecidos mais profundos do rosto são apertados.

Uma pequena incisão, ou corte, pode ser feita sob o queixo, para prender a pele e tecidos do pescoço. Com isso, o paciente também pode estender a aparência mais jovem, inclusive, para a área do pescoço, que também sofre com o avanço da idade.

As incisões são fechadas com sutura ou grampos. Um dreno pode ser colocado sob a pele atrás da orelha por um ou dois dias, para remover qualquer excesso de sangue e fluidos.

A cirurgia de lifting facial, geralmente, é feita como um procedimento ambulatorial. Pode envolver anestésicos locais e sedativos, ou anestesia geral.

Quer saber mais? Clique no banner!

Dermatologista no Rio de Janeiro