Para muitas pessoas, ter o costume de hidratar a pele não passa de uma questão de vaidade. No entanto, a realidade é que esse hábito é extremamente importante para a nossa saúde.

Isso porque a hidratação é responsável por proporcionar uma barreira de proteção sob a pele, o que evita a sensibilidade e outros problemas dermatológicos, como irritação e o aspecto esbranquiçado, por exemplo.

Além disso, uma pele bem hidratada também estará protegida da ação de agentes externos, como poluição, clima seco e, até mesmo, fatores alimentares.

Por que a hidratação da pele é tão importante?

A hidratação pode ser definida, basicamente, como a reposição de água no organismo, equilibrando, assim, a composição corporal.

Dessa forma, pode-se dizer que a hidratação diária da pele, seja ela por meio de cremes hidratantes ou pela ingestão de líquidos, é essencial para que essa reposição seja bem-sucedida.

Ademais, quando a nossa pele está hidratada, ela possui um aspecto bonito, jovial, firme e, principalmente, saudável.

O que acontece quando a pele fica desidratada?

Quando a nossa pele fica desidratada, ou seja, perde bastante água, ela acaba ficando ressecada e, consequentemente, mais vulnerável.

Nesse caso, a pele fica suscetível a diversos problemas, como descamação, sensibilidade, feridas, rachaduras e, até mesmo, a algumas doenças dermatológicas que podem vir a surgir.

Quais fatores fazem com que a pele fique desidratada?

Existem diversos fatores que podem contribuir para a desidratação da pele, confira os principais:

Como hidratar a pele corretamente?

Se você deseja ter uma pele bem hidratada é preciso saber, antes de mais nada, que os cuidados a serem tomados no rosto e no corpo são diferentes.

Isso porque cada área possui necessidades e características distintas, exigindo, assim, o uso de produtos específicos. 

Veja a seguir como hidratar cada área corretamente:

Hidratação do corpo

  1. Higienize a pele do corpo com um sabonete ou gel durante o banho;
  2. Com uma bucha, de preferência vegetal, faça a remoção de todas as células mortas e impurezas presentes no corpo, por meio de movimentos suaves e circulares;
  3. Enxágue a pele;
  4. Após o banho, seque a pele delicadamente com uma toalha de microfibra;
  5. Por fim, aplique um hidratante de sua preferência, já que esse é o momento em que a pele fica mais suscetível a absorção do produto.

Hidratação do rosto

  1. Faça a higienização do rosto com um sabonete ou gel específico para o seu tipo de pele (é recomendado que o sabonete seja indicado por um dermatologista);
  2. Enxague em água fria;
  3. Seque de forma delicada com uma toalha de microfibra;
  4. Aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele no rosto e pescoço, com movimentos suaves e circulares;
  5. Logo após, você pode aplicar um dermocosmético de tratamento, como anti-rugas, anti-acne, etc.
  6. Depois, finalize o processo fazendo uso de um bom protetor solar.

Vale ressaltar que, além de fazer todo esse processo de hidratação, também é recomendado beber entre 2 e 3 litros de água por dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.