A dermatite é uma reação inflamatória da pele, caracterizada por vermelhidão, coceira, bolhas e descamação. A condição pode se manifestar em qualquer idade e afetar qualquer parte do corpo.

Esse problema possui origem alérgica, o que significa que ele não é transmitido por contato direto, nem pelo uso compartilhado de objetos pessoais. De todo modo, a dermatite pode ser curada. Basta realizar o tratamento adequado para cada tipo e aos sintomas que se manifestam.

Os tipos de dermatite podem ser classificados de acordo com alguns critérios clínicos e etiopatogênicos, como as características, causas e até mesmo o local em que elas se manifestam. 

Confira a seguir os tipos mais comuns:

Atópica

É caracterizada por uma irritação crônica da pele, que tende a ficar mais seca, em razão da formação de erupções e crostas que costumam coçar bastante.

Normalmente, elas surgem nas dobras dos braços e na parte de trás do joelho. Além disso, podem vir acompanhadas de crises de asma ou rinite alérgica.

Dermatite de contato

É uma reação inflamatória da pele que causa erupções cutâneas, coceira, vermelhidão e descamação. Em sua fase aguda, também pode ocorrer o surgimento de bolhas.

A dermatite de contato acontece devido à exposição da pele a componentes que causam irritação ou alergia, como bijuterias, cosméticos e, até mesmo, alguns produtos de limpeza.

Por esse motivo, é mais comum que essa reação alérgica ocorra nas mãos e na face, já que são as áreas que estão mais sujeitas a esses agentes.

Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença crônica, frequente e recorrente. Ela ocorre, na maioria das vezes, em regiões do corpo que possuem uma grande quantidade de glândulas sebáceas, como o rosto e o couro cabeludo.

Apesar das suas causas ainda não serem conhecidas, acredita-se que ela esteja relacionada com alguns fatores genéticos, que seriam responsáveis por provocar alterações na atividade das glândulas sebáceas e do sistema imunológico.

Herpetiforme

É uma espécie de doença autoimune da pele, causada pela intolerância ao glúten. Ela se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas que provocam uma sensação intensa de coceira e queimação.

Esfoliativa

A esfoliativa já é considerada um tipo mais grave de inflamação. Ela acomete toda a superfície da pele, provocando rachaduras, escamas e vermelhidão. Em quadros dessa doença, a camada cutânea superior da pele chega a se soltar, ou seja, esfoliar.

Ela surge como efeito colateral de determinados medicamentos, como os antibióticos, ou como complicação de outros tipos de dermatites.

Dermatite de estase

Esse é um dos tipos mais raros, sendo consequência da falta de circulação do sangue e de outros líquidos na parte inferior da perna. Normalmente, esse problema ocorre em pessoas com varizes que podem desenvolver, também, insuficiência venosa crônica.

Dermatite numular

Inflamação da pele caracterizada pelo surgimento de lesões que possuem formato de moeda e que apresentam pequenas bolhas, crostas e escamas.

Embora possua causas desconhecidas, esse tipo de dermatite afeta, principalmente, os pacientes idosos. Além disso, por estar ligada à pele mais seca, ela se manifesta de forma mais frequente no inverno.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.