A caspa, uma condição crônica inofensiva, ocorre quando o couro cabeludo está seco ou oleoso e produz manchas finas de pele morta. Essas pequenas escamas brancas pontilham o cabelo e caem como neve sobre os ombros.

Embora inofensiva, a caspa pode incomodar. Eles costumam aparecer entre os 10 ou 20 anos e afetam até muitas pessoas com mais de 30 anos. Saiba mais neste artigo!

Causas da caspa

As células da pele estão se formando continuamente no couro cabeludo; a descamação das células mortas da pele é, portanto, um processo normal. No entanto, quando você tem caspa, a descamação às vezes é acelerada.

O óleo presente no couro cabeludo faz com que essas células se agrupem, que aparecem como flocos brancos. A caspa pode ser causada por vários fatores, incluindo pele seca, hipersensibilidade a produtos de tratamento para o cabelo e certas condições como dermatite seborreica e eczema.

O crescimento excessivo de fungos como leveduras pode causar o aparecimento de caspa. Isso pode ser causado por estresse, níveis hormonais, excesso de óleo no couro cabeludo ou problemas com o sistema imunológico.

Sintomas e complicações da caspa

A caspa aparece como flocos brancos no cabelo e nos ombros. Eles são acompanhados por coceira, vermelhidão e descamação no couro cabeludo. A caspa geralmente se espalha por todo o couro cabeludo.

Se a caspa for causada por dermatite seborreica, os sintomas geralmente aparecem gradualmente. O couro cabeludo fica seco ou oleoso, fica vermelho e coça. Quando as células da pele morrem, elas formam flocos amarelados.

Casos graves de dermatite seborreica podem levar ao aparecimento de sintomas em outras partes do corpo. Escamas amareladas ou avermelhadas podem aparecer na linha do cabelo, dentro e ao redor das orelhas, ou no nariz ou tronco.

Diagnóstico

O diagnóstico da caspa é fácil de fazer: o couro cabeludo coça, está seco e coberto de escamas. A dermatite seborreica é acompanhada por uma pele avermelhada, algumas escamas amareladas, oleosas e manchas com contornos indefinidos.

Tratamento e Prevenção de caspa

Embora frequentemente crônica, a caspa pode ser tratada. Experimente primeiro um shampoo não medicamentoso, massageando vigorosamente o couro cabeludo e enxaguando-o bem.

A aplicação frequente de shampoo remove os pelos, reduz a quantidade de óleo e evita o acúmulo de células mortas da pele. Se não houver melhora, shampoos especiais anticaspa podem dar bons resultados. As instruções de uso dependem do shampoo utilizado. Alguns devem ser usados ​​diariamente, enquanto outros são usados ​​uma ou duas vezes por semana.

Se as preparações sem prescrição médica não melhorarem sua condição após 2 semanas ou se os sintomas piorarem, consulte um médico. O médico pode prescrever uma loção de corticosteroide, que pode ser aplicada no couro cabeludo. Nunca use corticosteroides por muito tempo sem consultar seu médico: eles podem tornar a pele mais fina e causar outros efeitos colaterais.

Para ajudar a controlar a caspa, lave o cabelo com frequência, reduza os níveis de estresse, tente reduzir a quantidade de produtos que você coloca no cabelo (por exemplo, géis e sprays) ou pare de usá-los completamente e tenha uma dieta balanceada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Foz do Iguaçu!