Qualquer problema que afete a nossa aparência tem um grande potencial de também nos atingir psicologicamente. Um bom exemplo são as doenças da pele, que são difíceis de esconder e surgem quando menos esperamos. Neste post, você conhecerá as 4 doenças da pele mais comuns, além de descobrir como são causadas e quais sintomas produzem. Não deixe de ler até o final!

1. Psoríase

A psoríase é uma patologia crônica e não contagiosa, que se caracteriza pelas placas avermelhadas espalhadas pelo corpo. Não tem cura e sua causa está associada à genética, ao estresse, à exposição ao frio e ao consumo abusivo de álcool. Existem vários tipos de psoríase, que são classificados de acordo com o local e forma da lesão:

2. Câncer de pele

Uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, que se agrupam e formam camadas. Esse tipo de câncer pode ser melanoma ou não melanoma e é uma das doenças da pele mais perigosas e fatais. O não melanoma é o tipo mais comum e tem letalidade baixa. Já o melanoma é o tipo mais agressivo e letal da doença. Ainda, a contínua exposição aos raios ultravioletas é a principal responsável pelo aparecimento do câncer de pele. Por fim, as pessoas que têm histórico familiar da doença, muitas sardas ou pintas no corpo, pele clara ou cabelos claros estão mais suscetíveis ao câncer de pele. 

3. Vitiligo

O vitiligo é uma doença autoimune, que provoca a perda gradual da coloração da pele e o surgimento de manchas no corpo. Não é contagiosa, mas traz muitos prejuízos à autoestima do paciente. Ainda, é mais comum em pessoas com a cor de pele mais escura.

4. Dermatite

A dermatite é uma inflamação da pele, que pode ser atópica, de contato ou seborreica: Pronto! Essas são apenas algumas das várias doenças da pele que existem. Caso tenha dúvidas ou perceba a presença de anomalias, procure um dermatologista.  Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Dermatologia.
Dermatologista no Rio de Janeiro