A papada excessiva é um problema que afeta muitas pessoas e pode aparecer em qualquer idade. Essa pequena massa gordurosa é algo que aparece tanto em homens quanto em mulheres.
Existem, portanto, métodos diferentes que permitirão que você se livre de sua papada, mas tudo depende do caso em particular! Entenda melhor sobre este tema no artigo a seguir.
A papada: o que é?
A papada ou queixo duplo é uma massa de gordura subcutânea que se forma sob a mandíbula. Aliado a uma pele fina, e à gravidade, acaba pendendo cada vez mais, até embaçar o rosto. Esse fenômeno pode piorar com a idade e o ganho de peso se não for tratado.
O queixo duplo pode ser superficial, mas também profundo, atrás do músculo platisma. De qualquer forma, dá a impressão de um rosto envelhecido e cansado e pode ser difícil de tratar naturalmente.
Causas da papada
A papada pode ter uma causa genética e ser transmitida a você por outros membros de sua família. Este é o caso, por exemplo, quando você não está acima do peso e ainda nota o aparecimento de depósitos de gordura fatídicos abaixo de sua mandíbula. Nesse caso, o aparecimento do queixo duplo é então inevitável. Felizmente, ainda é possível corrigir esse inconveniente genético.
Apesar disso, a causa mais comum de aparecimento de papada é a perda de peso. A primeira coisa que você nota quando perde peso é o rosto com excesso de peles, certo? No entanto, seu queixo duplo pode permanecer mesmo após uma dieta. Portanto, apenas a cirurgia estética pode ajudá-lo a se livrar dele.
O envelhecimento, também, é uma das causas do aparecimento da papada. Com o tempo e com as mudanças de peso, a pele perde sua elasticidade. E a pele do pescoço é particularmente sensível a essa pele flácida, importante observar! Assim, os depósitos de gordura no pescoço aumentam de intensidade e fortalecem o queixo duplo.
Como tratar?
Hoje, existe inúmeros tratamentos estéticos que funcionam para papada. Um deles é a lipoaspiração, que remove um queixo duplo de uma vez. Se a quantidade de gordura for mínima, uma lipoaspiração suave com um método de sucção mais delicado é adequada para afinar a área delicada da parte inferior do rosto.
Existem também alternativas médicas disponíveis para você tratar a papada e se livrar dela permanentemente, como a lipoenzimática, que se trata de um procedimento minimamente invasivo – a base de injeção de enzimas.
Há, ainda, outros métodos que combinam ultrassom e radiofrequência no mercado ou o sistema de ondas, que emite micro-ondas e tem se popularizado bastante nos últimos tempos. Estas duas últimas técnicas, no entanto, são adequadas para pessoas com muito pouca gordura e pele ligeiramente flácida.
De toda forma, o ideal é realizar uma consulta avaliativa para mapear qual o melhor procedimento para tratamento de sua papada! Jamais decida por conta própria ou se baseando na internet.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.