As rugas são linhas na pele que surgem com o envelhecimento do organismo. Elas aparecem por diversos fatores. Entre eles estão:
- perda de colágeno, proteína responsável pela sustentação da pele;
- perda de elastina, que promove a flacidez;
- perda de ácido hialurônico, que preenche os espaços entre as células.
O deficit dessas substâncias no organismo acontece, principalmente, devido ao envelhecimento. O organismo, com o passar dos anos, diminui a produção desses elementos. Hormônios, como o estrogênio, também influenciam nos índices reduzidos dessas substâncias. Por isso, o processo de envelhecimento é percebido pelas mulheres ao atingirem a menopausa.
Como prevenir o aparecimento das rugas?
Proteja-se do sol
A exposição solar excessiva prejudica a produção de colágeno e elastina, contribuindo para processo de envelhecimento precoce da pele. Por isso, use sempre protetor solar com, no mínimo, fator de proteção 30. Acessórios de proteção, como sombrinhas e chapéus, também são indispensáveis para a pele.
Tenha uma alimentação saudável
Os nutrientes contidos em verduras, frutas e legumes trazem inúmeros benefícios para a pele. Muitos deles possuem ação antioxidante, que combatem os radicais livres.
Evite alimentos industrializados e ricos em açúcar
Este alimento estimula a glicação, processo em que há a união entre uma molécula de glicose com uma de proteína. Essa união causa a perda de elasticidade e tonicidade da pele, contribuindo, consequentemente, para a formação das rugas. Além disso, alimentos industrializados e congelados são ricos em fosfato, substância que acelera o processo de envelhecimento.
Beba água
A pele também sofre quando o organismo está desidratado e apresenta sinais de flacidez e falta de viço. Beber água contribui não só com a tonicidade e a hidratação do organismo, como também para a liberação de toxinas prejudiciais para a pele.
Cuide da sua pele
Ter uma rotina de cuidados com a pele também contribui para o retardo do envelhecimento. Além do protetor solar, faça a limpeza adequada para retirar todas as substâncias acumuladas durante o dia. Para isso, inclua ativos, como antioxidantes, ácido hialurônico e hidratantes próprios para sua pele.
Não fume
O cigarro é extremamente prejudicial para a pele. Por conter milhares de substâncias tóxicas, ele estimula a liberação de radicais livres no organismo, contribuindo para o processo de envelhecimento precoce.
Pratique atividades físicas
A atividade física traz inúmeros benefícios para a pele. Isso porque ela auxilia na circulação sanguínea, melhora o metabolismo e, com isso, evita o processo de glicação. Dentre outras vantagens, a prática de esportes também combate o estresse e melhora a qualidade do sono, fatores que também interferem na saúde cutânea.
Fatores de risco para o desenvolvimento das rugas
O envelhecimento e, consequentemente, o aparecimento das rugas são inevitáveis. Entretanto, alguns fatores podem acelerar esse processo, como:
- exposição solar;
- consumo de cigarro;
- consumo de álcool;
- poluição;
- alimentação inadequada;
- ingestão de pouca água;
- sedentarismo;
- falta de cuidado com a pele.
Apesar de fazerem parte do processo de envelhecimento do corpo humano, as rugas podem causar certo desconforto e insatisfação. Entretanto, seguir tais cuidados básicos e as recomendações do médico dermatologista ajudam a retardar o processo de envelhecimento. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Dermatologia.