Um erro muito comum entre atletas e praticantes de esportes é dedicar toda sua atenção aos ganhos que a atividade pode proporcionar, sem adotar os cuidados necessários com o próprio corpo, principalmente com a pele.
Não entendeu? Podemos afirmar que a pele é uma das mais prejudicadas pela prática física, pois, está continuamente exposta aos agentes externos, sendo fragilizada. Então, preparamos este post para listar alguns importantes cuidados que você precisa ter antes, durante e depois da sua atividade.
1) Manter o rosto sempre limpo
Ao realizar corridas, caminhadas ou outras modalidades que mantenham o rosto exposto ao ambiente, os atletas estão mais suscetíveis a desenvolverem acne, mesmo aqueles que tenham uma boa alimentação ou que não possuam histórico familiar.
Dessa forma, é fundamental manter o rosto sempre limpo, evitando que os poros sejam obstruídos. Contudo, a limpeza precisa ser moderada para evitar que a barreira natural de proteção da pele seja eliminada.
2) Evite o uso de roupas inadequadas para práticas esportivas
Geralmente, a dermatite no esportista é causada pela fricção contínua na região das dobras, como a virilha, axila e antebraço. O quadro se caracteriza pelo aparecimento de placas avermelhadas conhecidas como assaduras.
Assim, a melhor forma de prevenir esse tipo de problema e reduzir o atrito entre a pele é fazendo uso de roupas apropriadas para determinada prática.
3) Secar os pés após o banho
Na maioria dos casos, os calçados fechados são parte integrante do vestuário dos atletas e costumam ser usados por longos períodos. Porém, esse comportamento faz com que os pés estejam constantemente úmidos em razão do suor.
Ainda, a recorrência dessa situação pode provocar o aparecimento de um problema chamado de intertrigo, ou “pé de atleta”. Quando não tratado, pode evoluir para uma infecção ou produzir fissuras entre os dedos, favorecendo a entrada de bactérias.
Então, para evitar esse problema, recomenda-se manter os pés sempre secos. Após a atividade física, tome um banho, limpe bem a região entre os dedos e, posteriormente, dedique um tempo para secá-los corretamente.
4) Higienize equipamentos de uso coletivo
A prática de atividades físicas em locais de uso coletivo, como as academias, oferecem um risco elevado para infecções de pele. Isso porque o compartilhamento de aparelhos, alteres e outros acessórios favorecem a contaminação.
Por isso, é fundamental que tudo o que você for utilizar nesses ambientes seja previamente higienizado antes e depois do uso. Com isso, você evita dermatites e infecções provocadas por fungos e bactérias.
5) Use protetor solar adequado
Os danos provocados pelo sol são os problemas mais recorrentes em praticantes de atividades ao ar livre. Em consequência disso, há um envelhecimento precoce da pele e uma maior predisposição para o aparecimento de lesões malignas.
Ainda, a melhor forma de evitar esses danos é utilizando o filtro solar adequado para sua pele e que possua proteção contra os raios UVB e UVA. Então, aplique o produto 15 minutos antes de iniciar a atividade e utilize acessórios que funcionam como barreiras para os raios solares, tais como, bonés, calças, camisetas ou luvas com proteção UV.
Portanto, cuidar da pele não é só uma ação que produz benefícios estéticos, mas também favorece o melhor desempenho na prática esportiva e evita doenças que podem afastá-lo dessa atividade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.