O Botox é um procedimento estético muito conhecido pela população, principalmente por mulheres. Porém, poucas pessoas conhecem os reais benefícios dessa substância ou quando o seu uso é indicado.
Por isso, preparamos esse post para responder as principais perguntas a respeito do assunto. Ficou interessado? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
O que é Botox?
Trata-se de um produto produzido a partir da toxina botulínica, substância que é fabricada pela bactéria Clostridium botulinum, o mesmo agente que causa uma intoxicação alimentar chamada de botulismo.
No entanto, o Botox é uma versão purificada dessa substância e sua aplicação é em pequenas quantidades, eliminando os riscos de provocar a doença. A toxina botulínica impede a contração dos músculos, mantendo-os paralisados.
Por isso, é muito utilizada para suavizar as rugas e linhas de expressão da face, pois, o seu efeito paralisante reduz a força muscular sem provocar a paralisia total desse músculo.
Quando é indicado?
A indicação pela aplicação de Botox ocorre após a avaliação médica do paciente. Isso porque cada pessoa possui suas próprias características, o que exige um tratamento individualizado. Assim, o profissional irá verificar quais regiões receberão o produto e quantas sessões serão necessárias.
Geralmente, a toxina botulínica é utilizada para aliviar as marcas no rosto causadas pelas rugas e linhas de expressão. Porém, também pode ser indicada para arquear as sobrancelhas, levantar a ponta do nariz, melhorar o contorno dos lábios e corrigir o sorriso gengival.
Embora seja muito utilizado para fins estéticos, o Botox também é indicado para tratamento de distúrbios e patologias, tais como, sudorese excessiva, espasmo hemifacial, enxaqueca, estrabismo e espasticidade disfuncional.
Ademais, recomenda-se que apenas pacientes acima dos 25 anos apliquem o produto, tanto homens quanto mulheres. O tempo entre cada sessão pode ser até de seis meses, variando conforme o caso.
Em contrapartida, o uso do Botox não é indicado para pessoas que apresentam reação alérgica após a primeira exposição à substância, mulheres gestantes ou que estão amamentando e não deve ser aplicada em regiões inflamadas ou infeccionadas.
Como funciona?
A aplicação do produto deve ser realizada por profissionais especializados no assunto, como os dermatologistas e cirurgiões plásticos. Ao injetá-la, a substância promove o bloqueio neuromuscular, impedindo que os estímulos dos neurônios sejam transmitidos para os músculos, o que inibe a sua contração.
Porém, com o passar do tempo, o Botox perde seu efeito e o organismo produz novas vias para voltar a realizar a transmissão dos estímulos, o que exige a reaplicação contínua da substância.
Como você pode perceber, a aplicação de Botox é um procedimento simples, eficaz e que não produz desconfortos nos pacientes. Na maioria dos casos, os primeiros resultados são percebidos entre quatro a sete dias após a aplicação.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.