Radiesse

Radiesse é alternativa para combater o envelhecimento da pele

A injeção de Hidroxiapatita de Cálcio, o famoso Radiesse, é um procedimento realizado em pacientes que buscam por resultados mais duradouros e naturais, quando comparados a preenchimentos realizados com Ácido Hialurônico. Isso porque, o produto permanece em torno de 18 meses no organismo, volumizando e estimulando progressivamente a formação de colágeno na região aplicada. O produto é biocompatível e biodegradável, eliminando a necessidade de testes de sensibilidade. É importante ressaltar entretanto que, por possuir cálcio em sua formulação, o produto é radiopaco, ou seja, pode ser visível em radiografias, o que não traz ao paciente nenhum risco adicional.

O produto é composto por microesferas de Hidroxiapatita de Cálcio, extremamente lisas e regulares, suspensas em um gel estéril de carboximetilcelulose, comercializado pelo laboratório em seringas de uso individual. Sua grande particularidade está na sua versatilidade de uso já que, de acordo com a diluição e a técnica de injeção empregadas, o radiesse pode ser utilizado como preenchedor ou bioestimulador.

Isso quer dizer que, a injeção do radiesse pode ser indicada tanto para o preenchimento facial, como quando desejamos suavizar rugas ou fazer harmonização, quanto para o combate à flacidez, quando desejamos investir em poupança de colágeno ou viabilizar um lifting não cirúrgico.

A injeção da hidroxiapatita de cálcio é uma das técnicas estéticas mais indicadas para o combate ao envelhecimento. Saiba tudo sobre o radiesse neste artigo!

Como funciona o Radiesse?

Existem dois componentes importantes para o sucesso do radiesse: as microesferas de hidroxiapatita de cálcio e o gel de carboximetilcelulose.

O gel volumiza de forma imediata a área tratada, corrigindo rugas como “bigode chinês” e projetando bochechas ou mandíbulas, por exemplo, enquanto isso a hidroxiapatita estimula a produção de colágeno pelos fibroblastos cutâneos. Isso quer dizer que, conforme o gel vai sendo gradativamente absorvido, as novas fibras de colágeno vão se infiltrando, ocupando espaço e deixando a pele firme.

Agora vocês já são capazes de entender como a diluição influi nas características do produto: géis mais diluídos terão menor efeito de preenchimento, porém manterão seu efeito de estímulo de colágeno, ou seja funcionam como bioestimuladores. Géis mais concentrados, mantém seu efeito bioestimulador local, porém com efeito volumizador importante associado, ou seja, têm efeito adicional de funcionarem como preenchedores. A diluição é realizada no consultório, imediatamente antes da aplicação e quem a “decide” é o resultado final que se deseja atingir, se principalmente de bioestímulo ou de volume.

O procedimento é apenas ligeiramente desconfortável, sendo muito bem tolerado pela maioria dos pacientes. Imediatamente após já se pode observar um certo efeito volumizador, porém o resultado final se iniciará com 3 semanas, atingindo um pico entre 3 a 6 meses.

Quais são as indicações do procedimento?

Abaixo, mostraremos para quais situações o radiesse pode ser utilizado. Confira!

Bochechas – aplicação pontual nas regiões de malar e zigomático

O produto pode ser tranquilamente injetado nas regiões malares e zigomáticas, para ancoragem e projeção dessa região, numa técnica que nós dermatologistas chamamos de “Top Model Look”.

Mandíbula e queixo – injeção localizada no contorno facial

Para quem busca ter um rosto mais definido, o radiesse proporciona uma mandíbula mais marcada e um queixo mais definido.

“Full face” – injeção diluída para estímulo de colágeno

Aplicação em toda área lateral da face. As micropartículas da hidroxiapatita de cálcio atuam como um bioestimulador de colágeno, deixando a pele mais firme e induzindo a um lifting não cirúrgico a médio prazo.

Mãos

Sim! As mãos também precisam de cuidados. Conforme a idade avança, as mãos também se tornam alvo do envelhecimento, da flacidez e das rugas. Por isso, a aplicação também é realizada para proporcionar o rejuvenescimento, deixando a pele mais firme e as veias menos aparentes.

Celulite e flacidez corporal

O radiesse é considerado uma excelente opção nesses casos, pois além de melhorar a flacidez local, ainda pode volumizar as depressões de celulites mais profundas.

Resultados esperados

O tratamento promove a produção de colágeno na pele, proporcionando mais firmeza para o rosto, corpo e mãos.

O tempo de realização do procedimento é bastante curto, em geral em 30 a 40 minutos a aplicação é realizada. O número de sessões dependerá essencialmente do grau de flacidez ou de perda de volume que se deseja tratar entretanto, de modo geral, quando o paciente possui entre 30 a 40 anos apenas 1 sessão anual é indicada. A partir de 41 anos até os 50 anos, serão duas sessões e a partir dos 51 anos, 3 sessões anuais. Quando mais de 1 sessão é necessária, deve ser obedecido um intervalo de 30 dias para uma nova sessão.

O pós procedimento é tranquilo e, apesar da área tratada poder ficar inchada ou com manchas roxas, em geral pode-se voltar normalmente às atividades habituais de forma imediata.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe