Queda de cabelo

Queda de cabelo: principais causas e como tratar

A queda de cabelo é algo que deixa qualquer pessoa muito preocupada. Essa condição é denominada alopecia e é um problema comum, atingindo milhões de pessoas em todo o mundo.

No entanto, antes de entender melhor sobre a queda de cabelo, é preciso esclarecer que ela se diferencia da calvície. Esta é muito mais recorrente nos homens, enquanto a queda, propriamente dita, é mais comum nas mulheres e tem relação com a saúde capilar.

Quer saber mais sobre as causas e tratamentos para a queda de cabelo? Então continue a leitura e informe-se sobre o tema.

Queda de cabelo: principais causas

Existe certa normalidade para a queda de cabelo. Normalmente, as pessoas perdem em torno de cem fios por dia. Os cuidados e atenção precisam ser dados quando essa quantidade é ultrapassada.

Quando a pessoa tem relativo aumento na queda dos fios, pode significar que toda a estrutura envolvendo os cabelos esteja danificada – da raiz até as pontas.

Algumas das principais causas para a queda de cabelo são:

Alterações hormonais

Geralmente, as alterações hormonais costumam provocar uma queda temporária. É um problema que afeta uma fatia significativa das mulheres. As origens são variadas podendo estar relacionado com o uso de anticoncepcionais e menopausa.

Anemia

A anemia também pode levar à queda de cabelo. Isso acontece porque, nesse caso, os fios não recebem a quantidade de oxigênio, nutrientes e sangue de que precisam para se manterem saudáveis. Assim, tornam-se mais fracos e quebradiços.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma alteração da tireoide que a impede de funcionar como deveria. Visto que a produção de hormônios é afetada, o metabolismo e demais aspectos do organismo da pessoa ficam prejudicados. Dentre uma das consequências dessa doença está a queda de cabelo.

Medicamentos

Determinados tipos de substâncias podem provocar a queda de cabelo. Por exemplo, a quimioterapia, que é um caso extremo. Mas não é o único: muitos medicamentos para artrite, depressão e problemas cardíacos também podem prejudicar a saúde dos fios de cabelo.

Psicológico

O estado emocional interfere na saúde dos cabelos levando à queda dos fios. Eventos traumáticos que marcam profundamente a pessoa ou o próprio estresse e ansiedade do dia a dia podem provocar problemas nesse sentido.

Produtos químicos

Aqui vale o cuidado extra, pois escova progressiva, tinturas e relaxamento, dentre outros procedimentos de beleza, podem enfraquecer os fios e até mesmo a raiz. É interessante observar que a atenção não diz respeito apenas aos produtos, mas também à forma que o procedimento é feito. Por exemplo, fazer chapinha com frequência ou escovar os cabelos com muita força.

Como é o tratamento?

O tratamento para a queda de cabelo é feito de forma individual e pode abranger mais de um dos recursos a seguir. Quem determinará o melhor método será o dermatologista, por isso, no caso de perceber que há uma queda maior que o habitual, esse profissional deve consultado.

  • Loção capilar com Minoxidil na fórmula.
  • Loções e shampoos desenvolvidos especificamente para combater a queda de cabelo.
  • Suplementos nutricionais que contêm nutrientes que atuam na manutenção da saúde capilar.
  • Remédios contra queda, lembrando que as recomendações devem ser feitas pelo dermatologista.

Por fim, é muito importante cuidar da alimentação, pois a queda de cabelo pode estar relacionada com a deficiência nutricional do organismo devido a uma dieta incompleta.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe