melatonina

A importância da melatonina

A melatonina é um hormônio natural do corpo humano. Sua principal função é a indução ao sono, assim como o metabolismo ao longo do dia. Isso porque, em suma, o sono regula nosso ciclo circadiano,  que são os períodos em que estamos domingo e acordados.  

É conhecida como o hormônio do sono, mas também tem diversas outras funções, como combater diabetes e obesidade.

O hormônio é produzido na glândula pineal ao anoitecer, com intuito de ajudar o organismo a se preparar para dormir e atinge seu nível máximo quando o indivíduo está dormindo. Quando o sol começa a nascer e a claridade volta, a produção é reduzida e sinaliza ao organismo que é o momento de acordar. 

Quer saber mais sobre a melatonina? Continue a leitura e descubra!

O que faz a melatonina

Como o sono é algo que atinge todo o organismo, todos os órgãos têm receptores de melatonina. A produção do hormônio é influenciada pela idade, exposição a fontes de luz — daí a importância de dormir em um ambiente totalmente escuro —, medicamentos e cegueira. 

Isso faz com que algumas pessoas não consigam produzir naturalmente, por exemplo, os idosos, que costumam ter a melatonina mais baixa naturalmente, pessoas que trabalham em turnos noturnos e precisam dormir durante o dia,  vespertinos, pessoas que só conseguem dormir e acordar mais tarde e viajantes que têm que se recuperar do fuso horário. 

Dessa forma, é necessária a suplementação da vitamina por meio da versão sintética, que é liberada em alguns países, como Estados Unidos. No entanto, no Brasil, ainda não é vendida para qualquer pessoa, por ordens da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No entanto, é possível ser adquirida por meio de receita médica, importação ou manipulação em farmácias. 

Benefícios da melatonina

Ainda não se sabe ao certo todos os benefícios da melatonina, que segue sendo alvo de estudos de pesquisadores. O pouco que descobrimos é que atua positivamente no emagrecimento, no combate à enxaqueca, ovários policísticos e queda de cabelo.

Emagrecimento

Sabemos que o sono tem um papel importante no emagrecimento, já que dormir com qualidade faz com que os hormônios relacionados à saciedade sejam regulados. Dessa forma, quando se dorme mal, os hormônios são desregulados e as pessoas precisam comer mais para se sentirem satisfeitas. 

Tratamento da enxaqueca

Estudos recentes, feitos no Brasil, deixaram claro que a melatonina ajuda no tratamento da enxaqueca, especialmente quando pacientes não respondem às intervenções comuns. 

Tratamento da síndrome dos ovários policísticos

Por ser hormônio, a melatonina influencia na ação de outros hormônios. Como exemplo, temos a insulina e o estradiol, que são relacionados à síndrome dos ovários policísticos. 

Ameniza cólicas em bebês

A melatonina ajuda no relaxamento do intestino. Como os bebês têm uma glândula pineal imatura, que não produz melatonina, a suplementação ajuda e evita as cólicas intestinais.

Tratamento para calvície e queda de cabelo 

A melatonina melhora a multiplicação de células germinativas do bulbo capilar, estimulando o crescimento dos fios. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais dos nossos atendimentos em dermatologia, tricologia e implante capilar, cardiologia e nutrologia em Campinas!

O que deseja encontrar?

Compartilhe