O que acontece com as áreas faciais à medida que as pessoas envelhecem? A primeira consequência visível é a flacidez, causada pela deficiência na síntese de colágeno – processo natural do corpo. E é nesse contexto que ganha destaque a harmonização facial.

Como alternativa, o botox e os preenchimentos dérmicos são comumente usados ​​para suavizar as áreas periorais e outras partes do rosto, dando-lhes uma aparência mais fresca e juvenil. Eles proporcionam uma harmonização perfeita com a odontologia estética e podem ajudar a fazer o rosto contrastar melhor com as características pessoais.

Entenda melhor sobre os tipos de procedimentos de harmonização mais comuns hoje, e como eles atuam reestabelecendo uma pele mais jovem, com menos rugas e flacidez.

Harmonização fácil: uso da toxina botulínica

O botox (nome comercial) é injetado no músculo facial, afetando e bloqueando apenas os neurotransmissores entre os nervos motores que inervam o músculo. Isso significa que não há perda de sensação sensorial enquanto paralisa a capacidade do músculo de contrair o movimento dinâmico que causa rugas e movimentos musculares patológicos. 

As áreas mais comuns para suavizar as rugas são a testa, entre os olhos ou região glabelar, ao redor dos cantos dos olhos – famosos “pés de galinha” – e linhas radiais dos lábios.

O botox é um procedimento minimamente invasivo que também demonstrou usos medicamente terapêuticos em doenças dentárias geradas pelos músculos, como disfunções temporomandibulares (DTM), apertamento patológico, hipertrofia masseter, bruxismo (ranger de dentes), dificuldade de ajuste a dentaduras, linha de lábio alto ou “gengiva sorriso” e casos ortodônticos em que o retreinamento da musculatura facial é necessário.

A DTM pode ser tratada com aparelhos intraorais, ajustes oclusais, restauração dentária ou cirurgia. Todos são procedimentos invasivos, irreversíveis e caros, tornando o Botox um tratamento comum por seus benefícios e custos.

Para alguns procedimentos estéticos, as restaurações conservadoras podem não resistir a forças parafuncionais, como apertar ou retificar, sendo aplicadas continuamente.

Portanto, a menos que a parafunção possa ser eliminada, eles são considerados desaconselháveis ​​para pacientes com bruxismo ou apertamento patológico.

Como a toxina botulínica pode reduzir a parafunção dos músculos o suficiente para diminuir o bruxismo sem afetar a mastigação normal, é um procedimento estético disponível para pacientes com essas condições também.

Harmonização: preenchimentos dérmicos

O ácido hialurônico e os enchimentos de hidroxilapatita de cálcio são usados ​​como enchimentos dérmicos. Eles aumentam ou adicionam volume nas áreas faciais que perderam colágeno e gordura, como dobras nasolabiais profundas (linhas de riso), comissuras orais (pele flácida ao redor da boca), lábios e linhas de marionete.

À medida que envelhecemos, perdemos colágeno e ácido hialurônico naturalmente, de modo que a pele fica desidratada com mais facilidade. Além disso, climas adversos, certos produtos para a pele e problemas de pele subjacentes podem causar pequenas rupturas na barreira protetora da pele, permitindo que a água escape.

É por isso que criar um regime personalizado de cuidados com a pele com produtos hidratantes pode ser extra benéfico. Além disso, os preenchimentos com ácido hialurônico podem variar, por isso é importante discutir suas opções com o seu dermatologista para ter certeza de obter o certo para você.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.