O que é Criolipólise?

Apesar de não ser minha técnica preferida*, a criolipólise é atualmente o método mais recomendado para diminuir a gordura localizada sem agulhas e cirurgias plásticas. O tratamento, feito em consultórios médicos, promove destruição das células de gordura através do congelamento das mesmas.

Como funciona o aparelho?

Durante o procedimento, apenas discretamente desconfortável, o aparelho promoverá uma sucção a vácuo da área de gordura localizada entre dois painéis, mantendo-a nessa posição por cerca de 1 hora. Nesse intervalo, a área será resfriada entre -5°C a -10°C. Como a gordura é mais sensível ao frio que os demais tecidos, os adipócitos serão destruídos e posteriormente
eliminados por drenagem linfática.

O que esperar do tratamento?

A região tratada pode ficar vermelha, inchada e dolorida, por até 7 dias, porém um discreto desconforto local e alterações da sensibilidade podem se manter por semanas. A pele não pode ser exposta ao sol enquanto estiver vermelha.

O paciente pode voltar para suas atividades normais logo após o procedimento. As principais áreas corporais tratadas são abdome e flancos, porém já há aparelhos com ponteiras de tamanho adequado para tratamento de papada, gordura axilar e culotes.

Geralmente, são indicadas 1 a 3 sessões, com intervalos mínimos de 3 meses e número máximo de 3 sessões por ano, por área.

Aumento paradoxal da gordura

A possibilidade de Hiperplasia Paradoxal de Tecido Adiposo no Pós-Tratamento com criolipólise é um efeito colateral importante cuja causa ainda não é totalmente conhecida. Nesses casos, ocorre o crescimento de uma gordura sólida no local do tratamento alguns meses após o procedimento, que é reversível apenas com a lipoaspiração.

*PS: minha técnica não cirúrgica preferida no combate à gordura localizada é a injeção de agentes lipolíticos, com destaque para o ácido deoxicólico, cuja aplicação tem trazido aos meus pacientes tratados excelentes resultados.