acne

Como prevenir e tratar a acne?

A acne é resultado de pequenas obstruções nos folículos capilares do rosto e do corpo, causadas principalmente pelo excesso de oleosidade na pele.

Ela se manifesta em forma de espinhas e cravos e estão diretamente associadas à produção excessiva de gordura na pele, por meio do suor.

Existe uma correlação entre a acne e o período da puberdade, uma vez que o excesso de sebo na pele acontece devido a irregularidades hormonais.

Cravos e espinhas, no entanto, podem aparecer em adultos, devido a diversos produtos e alimentos que ajudam a desregular a oleosidade da pele.

A prevenção é a única forma de garantir que o incômodo causado pela acne seja controlado em pessoas de todas as idades. Em seguida, saiba mais sobre os meios preventivos do distúrbio.

Prevenção da acne

Tenha cuidado com os produtos de beleza

O mais importante para quem tem a pele naturalmente oleosa é evitar o uso de óleos e cremes muito gordurosos no rosto, bem como em áreas propensas à acne. Esses produtos costumam deixar resíduos que obstruem os poros, aumentando consideravelmente a chance de novas espinhas.

Por isso, é fundamental que pessoas com acne procurem um dermatologista para se informar sobre o melhor produto para o seu tipo de pele. Cremes que secam rápido e deixam poucos resíduos podem ser a melhor opção.

Dê atenção especial à alimentação

A ingestão de alimentos muito gordurosos e laticínios de difícil digestão podem propiciar o surgimento de acnes em todo o corpo.

Os carboidratos têm digestão lenta e, por isso, resquícios de alimentos muito pesados podem chegar à pele, obstruindo os poros e aumentando o problema com cravos e espinhas.

O leite animal é outro vilão que deve ser ingerido com muito cuidado por quem tem acne. A questão se refere também à capacidade de o sistema digestivo lidar com esses alimentos de maneira eficaz. O leite é um alimento complexo para grande parte das pessoas.

Faça a limpeza correta do rosto

O maior erro que uma pessoa com propensão à acne pode cometer é negligenciar a limpeza do rosto.

Portanto, é fundamental que o dia comece com uma limpeza facial cuidadosa, usando-se sabonete indicado pelo dermatologista ou que garanta uma higiene seca e sem resíduos. Essa simples rotina pode ser o primeiro grande passo para a prevenção constante da acne.

Outra dica, seguindo a linha de limpeza, é higienizar completamente a pele depois do uso de maquiagem. Nunca durma com os produtos no rosto. Os resíduos podem formar inflamações na pele, que geram espinhas difíceis de tratar. Aliás, todo produto de beleza deve ser seguido por uma delicada e cuidadosa limpeza de pele.

Para quem costuma praticar exercícios físicos, a limpeza do rosto logo após o fim da prática é essencial. O corpo retém muito suor depois de cargas de trabalho, como corridas e longas caminhadas. Uma boa limpeza deve fazer parte da rotina diária.

Tratamento correto da acne

Mesmo com prevenção, pessoas com propensão à oleosidade na pele terão cravos e espinhas aparecendo de tempos em tempos. O cuidado é tão importante quanto a prevenção.

A acne é um processo inflamatório e as lesões costumam ter bactérias. Portanto, existe grande risco ao se espremer uma espinha sem o devido cuidado.

Dessa forma, o melhor tratamento é evitar a remoção forçosa da espinha, optando por usar creme ou pomada que atuam diretamente na inflamação, solucionando o problema pela raiz.

A tentação de remover espinhas é grande, mas o melhor é resistir e procurar um dermatologista para obter o tratamento adequado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe