olheiras

7 dicas para reduzir as olheiras

As olheiras são marcas profundas que se formam ao redor dos olhos, trazendo um grande desconforto estético, principalmente para as mulheres. Porém, existem algumas práticas indicadas para a redução dessa condição.

Quer conhecê-las? Então, não deixe de ler este post. A seguir, separamos as dicas mais recomendadas para dar fim ou, pelo menos, diminuir o impacto causado pelas olheiras.

1) Uso de compressa fria

Para aliviar as olheiras, basta fazer compressas frias com materiais que você possui em casa, tais como, colher gelada, toalha molhada ou até vegetais congelados.

Ao aplicar a compressa fria na região dos olhos, os vasos sanguíneos se contraem mais rapidamente, promovendo assim, uma melhora temporária na região.

2) Aplicação de protetor solar

O uso do protetor solar é essencial para toda a pele e deve ser aplicado tanto em dias ensolarados quanto nublados. No entanto, o produto também ajuda a evitar a hiperpigmentação na área dos olhos.

Isso porque a exposição excessiva ao sol provoca o aumento na produção de melanina pelo organismo. Em consequência disso, a substância causa o escurecimento da pele, especialmente nos olhos.

Então, utilize o protetor solar de forma correta e não esqueça de reaplicar ele sempre que for necessário.

3) Dormir bem

O sono exerce grande influência no aparecimento das olheiras. Enquanto dormimos, o organismo se regenera. Uma das consequências de não dormir o suficiente é o comprometimento do sistema circulatório.

Dessa forma, assim, o sangue fica estagnado nos vasos da região dos olhos. Para dormir bem, experimente as seguintes dicas:

  • não leve dispositivos eletrônicos para a cama antes de dormir;
  • estabeleça uma rotina com horários regulares para dormir e acordar;
  • evite o consumo de bebidas alcoólicas ou com cafeína horas antes de dormir;
  • pratique exercícios físicos três horas antes de deitar;
  • evite a ingestão de alimentos até duas horas antes de dormir.

4) Alimentação saudável

Assim como o sono, a alimentação também contribui para o surgimento ou não das olheiras. Entre os alimentos que precisam ser evitados ou, pelo menos, reduzidos estão aqueles com cafeína e as bebidas alcoólicas.

Além disso, procure inserir na alimentação frutas frescas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis no seu cardápio. Elas contribuirão para a redução de olheiras.

5) Consumo de sal

O sódio presente no sal provoca a retenção de líquido. Com isso, há uma considerável piora no aspecto das olheiras, fazendo com que fiquem ainda mais inchadas. Então, basta diminuir o consumo de sal durante as refeições para evitar esse inchaço.

6) Hidratação

A hidratação facial é essencial para reduzir o aspecto negativo das olheiras, pois, aumenta a espessura da pele ao redor dos olhos. Consequentemente, os vasos não ficam tão aparentes e diminuem a aparência escura da região.

7) Lavar o rosto com água fria

Ao fazer a limpeza do rosto, não utilize água quente. Isso porque o calor promove a vasodilatação, piorando o quadro. A água fria promove uma vasoconstrição dos vasos, contribuindo para a amenização do efeito das olheiras.

Então, se você não está satisfeito com o aspecto cansado causado pelas olheiras, considere nossas dicas. Ao implementar esses hábitos na sua rotina, você perceberá a diminuição do problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp