A acne é uma doença de pele muito comum, que afeta principalmente adolescentes. Quando ocorre, o sebo é secretado em excesso e se torna espesso. Assim, as células mortas obstruem os poros da pele.

Nesse ambiente rico em gordura, uma bactéria geralmente presente na pele se multiplica de maneira anormal, o que leva ao aparecimento de lesões de acne.

Onde está localizada a acne?

Em 95% das pessoas com espinhas, o rosto é a área mais afetada. Entretanto, outras áreas do corpo podem ser afetadas:

Quem tem acne?

Acne se desenvolve em torno da puberdade e atinge 80% dos adolescentes e jovens entre 12 e 20 anos. Em cerca de 15-20% dos casos, a acne é grave.

Acne em adultos, e mais particularmente em mulheres, está se tornando cada vez mais frequente também.

As principais lesões causadas: pele oleosa, cravos, espinhas, cistos …

As principais lesões presentes são:

A hiperseborreia é a primeira manifestação de acne que pode preceder o aparecimento de espinhas por vários anos. Nesse sentido, é caracterizada por um aspecto brilhante e oleoso da pele predominantemente na zona média da face (testa, ponta do nariz, bochechas e queixo).

Em alguns casos, esse excesso de secreções gordurosas dá a aparência de poros dilatados, principalmente no nariz ou no topo das maçãs do rosto.

O comedão ou cravo aberto é um tampão de 1 a 3 mm de diâmetro que obstrui os poros da pele. Esta tampa é de cor preta devido a um depósito de melanina. O comedo aberto pode expelir ou inflamar espontaneamente.

O microcisto ou “ponto branco” é uma pápula esbranquiçada de 2 a 3 mm de diâmetro, devido ao acúmulo de sebo e queratina no folículo fechado.

Acne é grave ou não?

A gravidade é avaliada de acordo com a extensão e o tipo de lesões:

Evolução e possíveis consequências

A acne se desenvolve mais frequentemente em surtos, ao longo de vários anos, e pode se curar sozinha.

Durante sua fase de desenvolvimento, geralmente tem impacto na qualidade de vida e na autoestima. Uma vez curada, ela pode deixar cicatrizes temporárias ou permanentes.

Portanto, é necessário levar a sério e iniciar o tratamento assim que a doença se tornar grave ou tiver impacto psicossocial. Procure um dermatologista para se informar sobre como tratar e o que usar para evitar!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como dermatologista no Rio de Janeiro.